Diego gama divulgações

Total de visualizações de página

domingo, 23 de julho de 2017

Justiça concede prisão domiciliar para advogado acusado de tentativa de homicídio

Osmando Figueiredo estava preso em uma sala de estado maior no quartel do Corpo de Bombeiros em Santarém desde o fim do mês de junho.

Justiça concedeu nesta sexta-feira (21), prisão domiciliar ao advogado Osmando Figueiredo, preso desde o dia 28 de junho, acusado de tentativa de homicídio. A substituição da prisão foi concedida pelo juiz Alexandre Rizzi. Ao G1, o advogado de defesa, Alexandre Paiva contou que Osmando Figueiredo deve deixar o quartel do Corpo de Bombeiros ainda nesta sexta-feira. Osmando deverá ficar em casa e cumprir as medidas estabelecidas pela justiça.

“Ele não é um preso normal, não é um indivíduo de periculosidade e o que é pior, ele é uma figura pública, então qualquer descumprimento, a própria sociedade pode denunciar. Ele tem o compromisso de respeitar essas medidas. Ele vai cumprir, ele tem uma vida pública, profissional e familiar e um descumprimento resultaria na perda do benefício que ele obteve. Não é inteligente do réu descumprir essas medidas”, contou Alexandre Paiva.

Entre as medidas, Osmando fica proibido de se aproximar da vítima, assim como da ex-esposa, além de não poder fazer uso de bebidas alcoólicas e se envolver em outros crimes. O advogado também fica impossibilitado de receber qualquer tipo de visita que não seja dos seus advogados ou familiares, além de não poder usar a internet, bem como redes sociais ou aplicativos de troca de mensagens.

De acordo com a decisão, um dos motivos para a substituição de prisão preventiva para prisão domiciliar é que a Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe) não possui funcionários suficientes para atender o preso. No dia 06 de julho a justiça revogou a prisão preventiva do advogado José Osmando Figueiredo referente à quebra de medidas protetivas em favor da ex-mulher dele, Elayne Castro.

Prisão: Por quebra de medida protetiva em favor de Elayne Castro, ex-mulher do advogado, o juiz da vara da violência doméstica, decretou a prisão preventiva de José Osmando Figueiredo. A medida protetiva determinava que Osmando não poderia permanecer a uma distância inferior a 100 metros da ex-mulher. A prisão aconteceu em frente a um shopping localizado na avenida Mendonça Furtado, no bairro Caranazal, no dia 28 de junho.

No dia 30 de junho, a Justiça acatou o pedido de transferência do advogado para o quartel do 4º Grupamento de Bombeiros Militar (4ºGBM) em uma operação em caráter sigiloso. Segundo a defesa, o advogado tinha o direito de ficar preso em uma Sala de Estado Maior (cela especial). De acordo com a decisão, o fato de registros fotográficos de Osmando terem sido compartilhados em redes sociais teve peso para a concessão da transferência. As fotos fazem parte do processo administrativo interno da Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (Susipe) apenas para identificar os detentos nas unidades prisionais.

Agressão e tentativa de homicídio: No início da tarde do dia 24 de junho, a ex-mulher do advogado, Elayne Castro, procurou a delegacia para comunicar o registro de uma ocorrência contra o ex-marido. Ela e outro homem foram agredidos quando saíam de um show na madrugada de quinta-feira (22) em um shopping da cidade. Segundo ela, a ação criminosa foi encomendada pelo ex-marido.

Fonte: G1 Santarém 

Nenhum comentário:

Postar um comentário