Diego gama divulgações

Total de visualizações de página

sábado, 13 de abril de 2019

Férias coletivas de todos os servidores do SAMU preocupa população de Itaituba


Sede do SAMU em Itaituba. (Foto: Richardson Vieira)

Secretário de Saúde afirma que não vai haver paralização dos serviços; servidores do SAMU acionam o ministério público.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), foi implantado em Itaituba no ano de 2010, com o objetivo de beneficiar a população da cidade com seus atendimentos. Desde então, a população conta com o serviço que é de extrema importância para a comunidade.

Mas, nos últimos dias, um assunto tem tomado conta das rodas de conversas e redes sociais e, tem preocupado àqueles que dependem do serviço. O Giro foi atrás e vai esclarecer, agora, o que, de fato, vai acontecer após o anúncio de Férias coletivas que todos os servidores do SAMU de Itaituba receberam. Adriano Coutinho, diretor do HMI, que atualmente responde, também pelo SAMU, respondeu a pergunta que não quer calar.

O SAMU vai parar, por conta das férias coletivas?

SAÚDE

Identificada mulher itaitubense encontrada na BR 163 em Trairão

“Queria, primeiramente, tranquilizar a população. O Samu não vai parar. Nós recebemos um comunicado dizendo que alguns profissionais entrariam de férias e a justificativa foi que muitos deles estavam com férias acumuladas, desde governos anteriores. O SAMU não vai parar. A prefeitura vai capacitar 40 profissionais, entre técnicos, enfermeiros e condutores, a partir da próxima semana e, ao término do período de capacitação, serão montadas novas equipes para que o atendimento não seja prejudicado por conta das férias. Dez pessoas estavam capacitadas a atuar no programa, mas percebemos que a demanda era maior, por isso decidimos pela capacitação de um número maior de profissionais visando evitar a sobrecarga de trabalho dos profissionais e o melhor atendimento à população.” Esclarece, o diretor.

Adriano complementa ainda que “Por enquanto, o atendimento segue normal. Hoje, o SAMU conta com 4 ambulâncias. A oficial e três reservas, que podem ser acionadas a qualquer momento e têm total condições de atender à demanda da  população.”

Segundo o secretário Municipal de saúde, Iamax Prado, não serão só os servidores do SAMU que gozarão de férias; existe uma lista de, aproximadamente, 50 pessoas que terão de férias neste período. O secretário confirma a capacitação de outros profissionais que, acontecerá antes da saída dos profissionais tirarão férias e, ressalta que uma das duas ambulâncias do SAMU está parada e que, por conta disso, em vez de duas equipes prontas, somente uma esta a disposição da população.

“No SAMU não vai haver paralisação. Quem falou isso, mentiu. O serviço continuará”. Afirma, o secretário.

Giro também ouviu uma enfermeira do SAMU que se mostrou indignada com o plano de capacitação citado pelo secretário de saúde do município: “Onde é que eles vão capacitar essas pessoas? A nossa capacitação foi feita pelo Ministério da Saúde. Nós estamos capacitados a andar naquela viatura para salvar vidas, para fazer reanimação. Eles vão fazer treinamento com o Bombeiro, que é resgate; é pra botar uma atadura ou uma compressa em cima de um ferimento. Quantas pessoas ainda irão morrer até o fim da gestão desse prefeito? Até quando isso vai acontecer?” Desabafa a enfermeira, que integrou a equipe de servidores que estiveram na manhã de sexta-feira (12) no ministério Público.

O SAMU faz parte de um programa em parceria com os governos Federal e Estadual, onde o primeiro é responsável por arcar com 50% dos custos para mantê-lo e, o segundo com 25%. Ficando a cargo da prefeitura do município, apenas os 25% restantes. Mas, segundo o secretário de saúde do Município,  não é o que vem acontecendo em Itaituba. Ele salienta que “o serviço de atendimento móvel em Itaituba está desabilitado há cerca de 3 anos, em decorrência de não haver uma central de regulação regional, de não haver troca de frota por parte do Governo Federal. O Programa do SAMU é um programa do governo federal e ele está falido em todo Brasil. O Município vem lutando, buscando apoio. Não é só Itaituba que se encontra nessa situação.” Resume, Iamax Prado.

Fonte: Portal Giro

Nenhum comentário:

Postar um comentário