Diego gama divulgações

Total de visualizações de página

quarta-feira, 30 de março de 2016

Celular roubado já pode ser bloqueado com o número da linha, Celulares perdidos, extraviados ou roubados já podem ser bloqueados, em todo o Páis, apenas informando à operadora o número da linha.

Edmar Assunção: três celulares roubados e não bloqueados, antes da mudança

Celulares perdidos, extraviados ou roubados já podem ser bloqueados, em todo o Páis, apenas informando à operadora o número da linha. A mudança faz parte das medidas tomadas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para combater o furto e o roubo de aparelhos. Deixa, portanto, de ser necessário informar o IMEI do telefone (sequência numérica do celular que pode se considerar equivalente ao chassi de um carro), oque impedia o bloqueio na maioria dos casos.

Outra novidade anunciada pela Anatel, no início de março, é a possibilidade de o usuário dar início ao processo de bloqueio do aparelho na delegacia de polícia, no momento do registro da ocorrência. Hoje, as polícias civis dos estados da Bahia, Ceará e Espírito Santo já têm acesso ao sistema que permite o bloqueio. Em breve, a funcionalidade estará disponível também para a Polícia Federal e para as polícias civis de Goiás, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo.

Lojistas e transportadores também poderão dar início ao processo de bloqueio nas delegacias para impedir a utilização indevida de grandes quantidades de celulares novos furtados ou roubados. Nesse caso, porém, fica mantida a necessidade de informar o IMEI dos aparelhos constantes das notas fiscais - isso porque os telefones novos não estão habilitados junto às operadoras, e, portanto, ainda não possuem número de linha para uso. “O objetivo é eliminar a utilidade dos celulares furtados e roubados, o que certamente contribuirá para inibir crimes contra pessoas, estabelecimentos comerciais e veículos de transporte de carga”, disse o presidente da Anatel, João Rezende, durante a entrevista coletiva sobre as inovações.

O liberal

Nenhum comentário:

Postar um comentário