Um dos maiores sonhos que a administradora de empresas Renilde Rodrigues, 45 anos, espera realizar este ano é passar em um concurso público. Mas, para que se torne realidade, ela passou 2016 estudando. “Foquei nos livros”, disse. Para 2017, a previsão é de que sejam abertas, em órgãos federais, 83 mil vagas em todo o País. O orçamento já foi aprovado no Congresso Nacional, mas falta definir exatamente onde vão ser abertas as vagas. Entre os órgãos federais que podem ser contemplados estão Caixa Econômica, Correios e Polícia Federal. A maioria aguarda autorização ou liberação de verbas.
Já no Pará, a contenção de despesas pode cancelar alguns certames este ano. Até o momento, está assegurado somente o concurso da Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (Susipe), onde serão abertas 969 vagas para o nível superior. Segundo a Secretaria de Estado de Administração (Sead), todas as demais áreas passam por revisão do número de vagas e redimensionamento da real necessidade de concurso.
Renilda está sem emprego e se dedica ao máximo para chegar ao serviço público este ano. “Quero estabilidade”, reforça. Assim como Renilde, milhares de brasileiros estão se preparando para conquistar uma das vagas que serão ofertadas. Professor de legislação e finanças há 25 anos, Waldecir Mago prepara candidatos a uma vaga no setor público. Ele recomenda que os alunos tenham foco e estudem bastante, pois 2017 poderá ser um dos últimos anos com variados concursos públicos no País. “Muitos Estados estão quebrando. Para 2018, a oferta deve reduzir”, avalia. A pedagoga Jaqueline Santos, 29, aproveita as orientações e aposta na carreira pública. “Vou tentar os de níveis médio e superior. Quero é passar”, afirma a candidata.
Preparação
Waldecir orienta que os candidatos devem ir se preparando, mesmo sem editais, pois o tempo entre a publicação e a prova pode ser curto para estudar. “Para passar, precisamos mais do que 3 meses. Pelo menos 1 ano.” Outra dica é montar um horário fixo de estudo em casa, além de participar de correções de exercícios e de aulas em cursos preparatórios.
Raimundo Castro, colunista do DIÁRIO, também recomenda que as pessoas continuem estudando, porque 2017 deve reservar boa quantidade de editais. “O serviço público continua sendo uma boa aposta, mesmo em cenário de crise econômica”.
7 dicas para ajudar você a conseguir uma vaga
1. Não espere o edital do concurso público sair para começar a estudar
2. Fique atento aos sites dos órgãos públicos que você pretende prestar concurso
3. Procure um curso preparatório. É importante a ajuda dos professores para o entendimento do conteúdo
4. Outra orientação, segundo o especialista, é: na hora da prova, se não estiver lembrando, passe para outra questão
5. Mantenha um ritmo de estudo em casa. Separe algumas horas do seu dia para estudar sozinho e assimilar o conteúdo
6. Pegue editais e provas passadas para resolver
7. Quando sair o edital, leia várias vezes. Preste atenção nas exigências técnicas da prova
(Diário do Pará)
Nenhum comentário:
Postar um comentário