Diego gama divulgações

Total de visualizações de página

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Papão garante a vaga Bicolor goleia o São Raimundo e se classifica para as semifinais do primeiro turno com 100% de aproveitamento, em três jogos

Moisés Sarraf

Da Redação

O Paysandu saiu de casa na liderança do grupo A2 da taça Cidade de Belém, primeiro turno do Parazão deste ano, em busca da classificação antecipada às semifinais num confronto direto contra o São Raimundo, em Santarém. O Papão conseguiu - e fez mais do que isso. No jogo de ontem, deu pra ver em campo as orientações que o técnico Dado Cavalcanti fez nos treinamentos: o novo conceito da equipe. Na terceira partida do Papão na temporada, mesmo com os desfalques, o time mostrou a solidez que se espera de um candidato ao título, garantiu a classificação antecipada e agradou o torcedor. Resultado: goleada de 5 a 2 sobre o São Raimundo, vice-líder do grupo.

Se no primeiro tempo o Paysandu conseguiu arrancar um gol na forte marcação do Sâo Raimundo, a segunda metade da partida foi a demonstração da evolução bicolor: uma vitória convincente, por 5 a 2, na tarde de ontem, contra o Pantera, no Colosso do Tapajós. O Papão se consolidou como líder do grupo A2. Já o São Raimundo mantém os quatro pontos na segunda posição do grupo. Com nove gols em três jogos e aproveitamento de 100%, o Papão vai descansar na próxima rodada e só entra em campo novamente no próximo domingo, contra o Tapajós, quando vai poder mostrar ao torcedor, dentro da Curuzu, o novo estilo de jogo.

Este novo conceito de jogo falado por Dado Cavalcanti nasce por dois fatores. Primeiro porque o Papão não mais vai ter a velocidae e ofensividade de João Lucas e, principalmente, de Yago Pikachu. E, em segundo lugar, porque o próprio Dado reconhece que, na temporada passada, os meias do Papão pouco foram utilizados. Se no ano passado, eram quatro jogadores nessa posição, este ano são sete. A comissão técnica quer, por isso, um time com toque de bola envolvente no meio do campo, que saiba valorizar a posse de bola. É por esse motivo que os meias retomaram, no Papão, a sua função de origem na articulação das jogadas.

Na primeira partida, contra o Paragominas, o time mostrou que havia disposição para esse novo conceito. Já no segundo jogo, mesmo com a vitória, o time parecia retroceder cometendo erros básicos. Ontem, contudo, contra o São Raimundo, a equipe bicolor executou as orientações da comissão técnica. Havia entrosamento, troca de passes mais cadenciada, valorizção da posse de bola e, ao mesmo tempo, ofensividade. Os meias Raphael Luz e Celsinho mostraram uma atuação envolvente no meio do campo, com bons passes, visão de jogo e - o melhor - gols, principalmente no segundo tempo quando o São Raimundo se lançou ao ataque pelo resultado.

As bolas paradas foram, talvez, o ponto mais trabalhado pelo técnico Dado Cavalcanti, mas o resultado ainda não foi o almejado. Mesmo com dois gols em bolas paradas, os dois gols sofridos pelo time também foram dessa forma. Num jogo bastante disputado como o de ontem, também houve certo descontrole emocional quando a arbitragem deixou a partida correr demais, resultando em faltas desnecessárias. Se o meia Celsinho foi um dos melhores em campo, foi também um dos que entraram na catimba do adversário. São pontos a serem trabalhados por Dado Cavalcanti no decorrer da semana. Mas o Papão mandou um recado: líder, invicto e com o melhor aproveitamento do campeonato, é candidato real ao título.
O liberal

Nenhum comentário:

Postar um comentário