A madrugada de ontem foi de tensão no Centro de Recuperação Penitenciário do Pará I (CRPPI), em Santa Isabel do Pará, Região Metropolitana de Belém, depois de uma tentativa de fuga frustrada. Cerca de 20 detentos tentaram fugir da unidade prisional usando cordas improvisadas, popularmente conhecidas como “teresas”. A ação aconteceu por volta de 3h30 da madrugada. Um grupo de bandidos estaria dando cobertura do lado externo da penitenciária, escondido no mato e fazendo disparos com armas de fogos para tentar impedir uma reação dos policiais militares que fazem a segurança na muralha do complexo penitenciário. Mas esse grupo e os que tentavam fugir foram reprimidos. Um preso foi encontrado morto dentro do presídio.
Segundo a Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe) a ação foi coibida pelos policiais do Batalhão Penitenciário e do Comando de Missões Especiais (CME), que estavam no local. Nenhum preso conseguiu fugir. No tumulto, um detento, identificado inicialmente como José Maria Nunes Andrade, foi encontrado morto em um dos pavilhões. Pelas informações repassadas pela Superintendência, ele foi executado por outros internos. Os policiais militares encontraram quatro armas durante a revista na unidade. Eram três revólveres e uma pistola que estavam em poder dos presos. A Susipe não informou, porém, se algum policial foi ferido ou se houve danos às instalações do presídio.
Só por volta das 10h da manhã de ontem é que o corpo do detento João Rodrigues Júnior, antes identificado como sendo José Maria Nunes Andrade, de idade não divulgada, foi removido de dentro do pavilhão VI do Centro de Recuperação Penitenciário I. Durante a frustrada tentativa de fuga, ele foi amarrado e espancado até a morte pelos companheiros de pavilhão.
A vítima tinha sido transferida, no último dia 30, da penitenciária de Marituba para Americano, por estar sendo ameaçado de morte por um grupo de detentos. E logo que chegou no pavilhão IV foi hostilizado pelos outros detentos, que não queriam que ele entrasse em nenhuma cela. O detento que, segundo um agente prisional, apresentava um quadro de distúrbio emocional, passou a agir de maneira descontrolada. Bastou que a fuga fosse reprimida pelos policiais militares e agentes prisionais para que Rodrigues fosse amarrado e espancado. Seu corpo encontra-se no IML de Castanhal, á espera de familiares.
Ainda ontem, a unidade prisional passou por revista e, como medida cautelar, as visitas foram suspensas. Um grupo de dez presos será transferido para outras unidades. Os detentos que participaram da ação foram autuados em flagrante na Delegacia de Santa Isabel. O bando que tentou dar apoio à ação não foi preso.
Na manhã de ontem, um grupo de visitantes, a maioria mulheres, tentou bloquear a rodovia BR-316, em frente ao complexo penitenciário, para protestar contra o cancelamento de visitas ao Centro de Recuperação I, em virtude da tentativa de fuga, e também porque a PM estava fazendo uma revista em todas as celas daquele pavilhão.
No mês passado, o complexo penitenciário de Santa Isabel passou por outro motim. Detentos de dois pavilhões do Centro de Recuperação Penitenciário do Pará I (CRPPI) se rebelaram. Dois agentes prisionais foram feitos reféns. Cerca de 30 minutos depois da ação da tropa do Comando de Missões Especiais (CME) o local foi liberado.
O liberal
Nenhum comentário:
Postar um comentário