Dezenas de bonecos de Judas foram malhados na tradicional brincadeira realizada na manhã de ontem, na avenida Fernando Guilhon, no bairro da Cremação. A festa, organizada por aproximadamente 10 associações comunitárias, teve como principal alvo os políticos corruptos. Os bonecos com ternos e gravatas representando a classe foram destruídos pelas crianças em apenas alguns segundos.
A artesã Antônia Maçal, 37 anos, mora no bairro da Condor, mas nunca deixou de levar os filhos um único ano na brincadeira do bairro vizinho. Ontem, ela levou a filha de nove anos. “Eu acho bem divertido para as crianças, que gostam muito. A tradicional festa teve início na noite de ontem, com milhares de pessoas na rua para ver shows, dançar, brincar e velar os bonecos. Enquanto algumas associações optaram por criticar os políticos corruptos, outras criaram “os três poderes”, com um boneco para cada doença do mosquito Aedes aegypti (dengue, chikungunya e zika vírus).
Segundo o membro das Associações Joc/Cheiro Cheiroso, José Ricardo Nascimento, a brincadeira ainda atrai muitas pessoas para a rua no sábado, por não ter violência. “Isso atrai as famílias porque é uma festa organizada para as famílias. Não tem lugar para a violência, mesmo sendo na periferia”, assegurou. Já a malhação dos “judas” é parte da revolta da população. “É um pouco de revolta, mas com vontade de se divertir. Isso soma para o nosso bairro, que é carente de cultura”, avaliou.
O liberal
Nenhum comentário:
Postar um comentário