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domingo, 3 de janeiro de 2016

MEC reconhece criatividade paraense EXEMPLOS - No ensino básico, 5 instituições do Pará estão entre as mais inovadoras

O Ministério do Educação (MEC) divulgou a relação das 178 instituições, entre organizações não-governamentais (ONGs) e escolas públicas e particulares, indicadas como exemplos de inovação e criatividade na educação básica. No Pará, estão cinco delas: o Instituto Peabiru, em Belém; Associação Cristo Rei, Casinha de Leitura, Centro de Estudos Avançados de Promoção Social e Ambiental e Saber Cuidar Maicá, todas localizadas em Santarém.

Na região Norte, apenas Pará, Rondônia e Amazonas tiveram instituições bem avaliadas. Em comparação com os outros estados, o Pará ficou na mesma colocação que Minas Gerais e Santa Catarina, ambos com cinco instituições selecionadas. Além disso, ficou à frente de outros estados, como Alagoas (1), Amazonas (3), Espírito Santo (2), Goiás (2), Maranhão (2), Mato Grosso (1), Paraíba (4), Piauí (1), Rio Grande do Norte (2) e Rondônia (1)

Ao todo, 683 instituições de todo o país participaram da chamada pública lançada pelo MEC, com o intuito de conhecer as iniciativas que visam melhorar a qualidade da educação no Brasil. As escolas foram as que mais participaram, com 74,3% das inscrições. As demais são organizações educativas com foco específico em cultura, comunicação, tecnologias digitais ou educação ambiental e representaram 25,7% das participações.

A partir da chamada pública, observou-se que as práticas inovadoras atingem todos os níveis de ensino da educação básica, tanto no meio rural como nas cidades: 83 instituições desenvolvem propostas com crianças da educação infantil, 135 trabalham com alunos do ensino fundamental, 73 estão voltadas para adolescentes do ensino médio e 40 atuam na educação de jovens e adultos. No ensino médio, há inovação tanto na modalidade regular quanto no ensino técnico.

O único representante da capital paraense, o Instituto Peabiru, que chegou a ser visitado pelo príncipe herdeiro da Noruega, Haakon Magnus, tem sede no bairro do Reduto, em Belém, e atende, ao todo, 500 estudantes. Entre suas atividades, está a promoção de ações de educação ambiental, pesquisa científica, implementação de cadeias de valor inclusivas, Agenda 21 local e fortalecimento do tecido social em comunidades do município de Curuçá. Visa estimular a valorização do ambiente e da cultura das populações extrativistas. As aulas geralmente são divididas em discussão teórica e atividades em grupo.

A Associação Cristo Rei, de Santarém, é voltada para a educação não formal e atende a 130 pessoas, entre crianças, jovens e adultos. Instalada em uma área de vulnerabilidade social, trabalha com profissionais voluntários que utilizam a música, ginástica laboral, artesanato e outras ferramentas objetivando a reinserção social e cidadã.

Atuando na pré-escola, nas séries iniciais do ensino fundamental e EJA nível fundamental, o coletivo Casinha de Leitura foi criada em 2000 e já recebeu outros prêmios do MEC e do Ministério da Cultura. De forma itinerante leva para comunidades rurais, logradouros públicos, hospitais, escolas, abrigo municipal, casa da criança e centro de recuperação do menor infrator, oficinas, espetáculos infantis, noites culturais, cine rural, caravanas de leitura nas escolas do campo, show de músicas infantil e regional, distribuição de livros, jogos e brincadeiras.

A ONG Saber Cuidar Maicá tem foco na educação não formal e desenvolve prática pedagógica diferenciada voltada a crianças e jovens de um bairro da periferia de Santarém. Através do incentivo à leitura, dança, jogos e educação ambiental, a Saber Cuidar Maicá se propõe a contribuir para a transformação do contexto social local.

Também em Santarém, o Centro de Estudos Avançados de Promoção Social e Ambiental realiza um trabalho com as populações tradicionais de áreas ribeirinhas, estudantes e professores de escolas públicas. Incentiva e auxilia na construção de material didático a partir da realidade de cada escola. Trabalha na perspectiva do território, enfatizando a qualidade social e cultural da educação. Com as escolas, realiza mapeamento social, cultura e planejamento participativo. Dialoga ou participa de uma ampla rede e já atendeu 1.200 alunos.

INSTITUIÇÕES RECONHECIDAS

Conheça a distribuição por Estado

Pará: 4

(Instituto Peabiru, Associação Cristo Rei, Casinha de Leitura, Centro de Estudos Avançados de Promoção Social e Ambiental e Saber Cuidar Maicá)

Alagoas: 1

Amazonas: 3

Bahia: 13

Ceará: 12

Distrito Federal: 7

Espírito Santo: 2

Goiás: 2

Maranhão: 2

Minas Gerais: 22

Mato Grosso do Sul: 5

Mato Grosso: 1

Paraíba: 4

Pernambuco: 3

Piauí: 1

Paraná: 6

Rio de Janeiro: 20

Rio Grande do Norte: 2

Rondônia: 1

Rio Grande do Sul: 13

Santa Catarina: 5

São Paulo: 48
O liberal

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