O Ministério do Educação (MEC) divulgou a relação das 178 instituições, entre organizações não-governamentais (ONGs) e escolas públicas e particulares, indicadas como exemplos de inovação e criatividade na educação básica. No Pará, estão cinco delas: o Instituto Peabiru, em Belém; Associação Cristo Rei, Casinha de Leitura, Centro de Estudos Avançados de Promoção Social e Ambiental e Saber Cuidar Maicá, todas localizadas em Santarém.
Na região Norte, apenas Pará, Rondônia e Amazonas tiveram instituições bem avaliadas. Em comparação com os outros estados, o Pará ficou na mesma colocação que Minas Gerais e Santa Catarina, ambos com cinco instituições selecionadas. Além disso, ficou à frente de outros estados, como Alagoas (1), Amazonas (3), Espírito Santo (2), Goiás (2), Maranhão (2), Mato Grosso (1), Paraíba (4), Piauí (1), Rio Grande do Norte (2) e Rondônia (1)
Ao todo, 683 instituições de todo o país participaram da chamada pública lançada pelo MEC, com o intuito de conhecer as iniciativas que visam melhorar a qualidade da educação no Brasil. As escolas foram as que mais participaram, com 74,3% das inscrições. As demais são organizações educativas com foco específico em cultura, comunicação, tecnologias digitais ou educação ambiental e representaram 25,7% das participações.
A partir da chamada pública, observou-se que as práticas inovadoras atingem todos os níveis de ensino da educação básica, tanto no meio rural como nas cidades: 83 instituições desenvolvem propostas com crianças da educação infantil, 135 trabalham com alunos do ensino fundamental, 73 estão voltadas para adolescentes do ensino médio e 40 atuam na educação de jovens e adultos. No ensino médio, há inovação tanto na modalidade regular quanto no ensino técnico.
O único representante da capital paraense, o Instituto Peabiru, que chegou a ser visitado pelo príncipe herdeiro da Noruega, Haakon Magnus, tem sede no bairro do Reduto, em Belém, e atende, ao todo, 500 estudantes. Entre suas atividades, está a promoção de ações de educação ambiental, pesquisa científica, implementação de cadeias de valor inclusivas, Agenda 21 local e fortalecimento do tecido social em comunidades do município de Curuçá. Visa estimular a valorização do ambiente e da cultura das populações extrativistas. As aulas geralmente são divididas em discussão teórica e atividades em grupo.
A Associação Cristo Rei, de Santarém, é voltada para a educação não formal e atende a 130 pessoas, entre crianças, jovens e adultos. Instalada em uma área de vulnerabilidade social, trabalha com profissionais voluntários que utilizam a música, ginástica laboral, artesanato e outras ferramentas objetivando a reinserção social e cidadã.
Atuando na pré-escola, nas séries iniciais do ensino fundamental e EJA nível fundamental, o coletivo Casinha de Leitura foi criada em 2000 e já recebeu outros prêmios do MEC e do Ministério da Cultura. De forma itinerante leva para comunidades rurais, logradouros públicos, hospitais, escolas, abrigo municipal, casa da criança e centro de recuperação do menor infrator, oficinas, espetáculos infantis, noites culturais, cine rural, caravanas de leitura nas escolas do campo, show de músicas infantil e regional, distribuição de livros, jogos e brincadeiras.
A ONG Saber Cuidar Maicá tem foco na educação não formal e desenvolve prática pedagógica diferenciada voltada a crianças e jovens de um bairro da periferia de Santarém. Através do incentivo à leitura, dança, jogos e educação ambiental, a Saber Cuidar Maicá se propõe a contribuir para a transformação do contexto social local.
Também em Santarém, o Centro de Estudos Avançados de Promoção Social e Ambiental realiza um trabalho com as populações tradicionais de áreas ribeirinhas, estudantes e professores de escolas públicas. Incentiva e auxilia na construção de material didático a partir da realidade de cada escola. Trabalha na perspectiva do território, enfatizando a qualidade social e cultural da educação. Com as escolas, realiza mapeamento social, cultura e planejamento participativo. Dialoga ou participa de uma ampla rede e já atendeu 1.200 alunos.
INSTITUIÇÕES RECONHECIDAS
Conheça a distribuição por Estado
Pará: 4
(Instituto Peabiru, Associação Cristo Rei, Casinha de Leitura, Centro de Estudos Avançados de Promoção Social e Ambiental e Saber Cuidar Maicá)
Alagoas: 1
Amazonas: 3
Bahia: 13
Ceará: 12
Distrito Federal: 7
Espírito Santo: 2
Goiás: 2
Maranhão: 2
Minas Gerais: 22
Mato Grosso do Sul: 5
Mato Grosso: 1
Paraíba: 4
Pernambuco: 3
Piauí: 1
Paraná: 6
Rio de Janeiro: 20
Rio Grande do Norte: 2
Rondônia: 1
Rio Grande do Sul: 13
Santa Catarina: 5
São Paulo: 48
O liberal
Nenhum comentário:
Postar um comentário