Diego gama divulgações

Total de visualizações de página

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Belém: Incêndio destrói duas casas Fogo se alastrou com rapidez nos imóveis de madeira e afetou outra casa

Duas casas de madeira foram totalmente destruídas num incêndio, no início da tarde de ontem, na Avenida Mundurucus, na Cremação. Uma terceira casa teve a parede externa atingida. O fogo teria sido provocado por um curto-circuito em um eletrodoméstico. Ninguém ficou ferido, apesar de uma idosa de 90 anos, Mônica Almeida, ter tentado entrar na casa em chamas para retirar objetos, durante o incêndio. Ela chegou a ter a roupa queimada e foi contida por vizinhos. O Corpo de Bombeiros levou cerca de uma hora para apagar as chamas, que consumiram os dois imóveis rapidamente.

O filho de Mônica e proprietário da casa em que o incêndio teve início, Maurimino Almeida Filho, de 54 anos, disse que tinha ido até a farmácia, próximo de casa, quando percebeu as chamas altas. A mãe dele estava sozinha no imóvel. A casa ficava nos fundos do terreno da família, ao lado da concessionária de veículos Grande Belém. No imóvel, residiam mãe e filho, além da esposa de Maurimino. A família perdeu tudo o que possuía. “Parece que foi um curto-circuito no ventilador. A minha mãe disse começou a sair fumaça da tevê LCD. Estamos apenas com a roupa do corpo. Perdemos tudo. Vamos dormir na casa de parentes”, disse, desconsolado.

O fogo avançou rapidamente para o imóvel vizinho, também de madeira, onde residia uma família composta por sete pessoas, incluindo três crianças.No segundo imóvel, os parentes conseguiram ajudar a salvar alguns pertences, o que não foi possível na casa de Maurimino. Funcionários da concessionária de carros usaram uma mangueira para jogar água em direção às casas em chamas. “A idosa ficou desnorteada, desesperada. Ela entrava e saía da casa em chamas. Tirávamos de lá, mas ela voltava, querendo salvar a casa. Um vizinho arrancou ela de lá e teve que tirar o vestido dela, que estava em chamas”, narrou o vizinho e amigo da família Henrique Santos, de 55 anos. “Eu tive que segurar ela com a ajuda dos bombeiros e dos vizinhos”, completou outro morador, Miguel Izan Rocha, de 53 anos.

Uma ambulância dos Bombeiros esteve no local e fez o atendimento médico da idosa, que foi logo liberada. Três cachorros e um papagaio foram resgatados no local. O Corpo de Bombeiros chegou rapidamente ao local. “Apesar de termos chegado logo, as chamas se propagaram muito rápido porque as casas eram de madeira”, observou a major Samara Carvalho, do Corpo de Bombeiros. As causas do acidente deverão ser apuradas numa perícia dos Bombeiros. Segundo o capitão Fábio Costa, foram empregadas quatro viaturas da corporação no combate ao incêndio, inclusive um autotanque bomba com 30 mil litros de água, além de 25 militares.

Assistência

Equipes da Fundação Papa João XXIII (Funpapa) e da Defesa Civil, da Prefeitura Municipal, estiveram no local do incêndio para dar amparo às famílias atingida. Foi realizado o levantamento do prejuízo e das necessidades emergenciais das vítimas. “Duas famílias tiveram perdas totais e a outra, perda parcial. A assistência irá agilizar as necessidades emergenciais, principalmente encaminhamentos para emissão de documentos, auxílio aluguel e atendimentos com psicólogos no Centro de Referência Social (Cras)”, disse a assistente social do Serviço de Proteção em Situações de Calamidade Pública e Emergenciais, Maria José Nascimento.

“Já verificamos a situação das casas atingidas e o que precisa ser feito em cada situação. Depois prosseguiremos dando o encaminhamento para outros órgãos envolvidos”, explicou o coordenador da Defesa Civil Municipal, Rivadavia França, que também esteve no local. A Funpapa avisa que doações podem  podem ser encaminhadas às famílias por meio do Setor de Calamidade, que fica na Avenida Nazaré, 489, entre Benjamin Constant e Rui Barbosa. O telefone para contato é o 98885-4551.
O liberal

Nenhum comentário:

Postar um comentário