Com a finalidade de praticar outros crimes, ladrões em Santarém, no oeste do Pará, estão se aproveitando da ingenuidade de alguns motociclistas e praticando com mais frequência roubo de motocicletas. A Polícia Civil não soube precisar a quantidade mensal de furtos desses veículos no município, mas informou que diariamente são registrados Boletins de Ocorrência de roubo de motos.
Somente no plantão policial da noite de quinta-feira (10), a 16ª Seccional de Polícia Civil registrou o roubo de três motocicletas. Uma foi recuperada durante uma ronda da Polícia Militar, na Avenida Dom Frederico Costa.
De acordo com a polícia, as vitimas mais comuns são mototaxistas clandestinos porque os veículos não são caracterizados. A suspeita é que existe uma quadrilha instalada na cidade, que quando não utiliza o veículo em outros crimes, realiza o desmanche e a venda das peças do veículo numa espécie de mercado paralelo, sem regulamentação ou fiscalização pelos órgãos ligados ao direito do consumidor.
Em entrevista ao G1, o delegado de Polícia Civil, Jardel Guimarães, alertou que a prevenção é a melhor saída. “A gente orienta os proprietários de motocicletas, principalmente, aqueles que não querem ser vítimas de furtos que estacionem suas motos em locais não vulneráveis, em locais que estejam visíveis ao público, pois tem ocorrido bastante subtração de motocicletas, por conta dos donos colocarem suas motos em locais que facilitam para os meliantes praticarem o roubo, sendo que essas motocicletas depois de serem subtraídas são bastante usadas em assaltos que estão acontecendo aqui em Santarém” orientou.
Os métodos usados pelos ladrões são variados e a qualquer hora do dia e em qualquer lugar o veículo pode desaparecer. A incidência de furtos acontece tanto em ruas tranquilas como nas mais movimentadas da cidade. Em alguns casos, os assaltantes utilizam armas e deixam as vítimas lesionadas. Nesse caso, a orientação da polícia é não reagir.
Grande parte dos veículos que circula em Santarém são motocicletas. O meio de transporte mais utilizado pela população é também o mais preferido pelos criminosos. Apesar a alta incidência, as Polícias Civil e Militar realizam trabalho preventivo e ostensivo para coibir os crimes. Algumas operações ocorrem em conjunto com a Secretaria de Mobilidade e Trânsito (SMT) e com o Departaento de Trânsito (Detran) com a intenção fiscalizar e reprimir os roubos.
O liberal
Nenhum comentário:
Postar um comentário