(Foto: Via Whatsapp)
A fazenda Santa Clara, em Ulianópolis, região sudeste do Pará, ficou parcialmente destruída após um incêndio na última sexta-feira (06). Descargas elétricas provocadas por raios teriam originado o incidente.
Devido a descarga, materiais infamáveis, como toneis de combustíveis e geradores teriam sido totalmente incendiados e terminaram provocando o aumento das chamas e dos danos.
Há a suspeita, ainda não confirmada, de que os para-raios do local estariam sem manutenção, o que provocou a fragilidade da área e culminou na destruição de parte do local.
Em vídeo, é possível ver as chamas que tomaram conta do barracão do local, que servia de depósito para guardar veículos e máquinas. Até o momento, não há registro de pessoas feridas. Veja:
Riscos
Os raios são fenômenos naturais que resultam do choque entre descargas atmosféricas, que terminam causando a propagação de descargas elétricas. Em regiões com grande prevalência de chuvas e alta umidade, como na Amazônia, a recorrência de raios e seus riscos são potencializados.
Para evitar isto, é necessário não somente possuir para-raios, como também manter sua manutenção em dia. Em 2015, uma atualização da norma NBR 5419 foi publicada. A nova regra prevê que é obrigatória uma vistoria visual do equipamento a cada seis meses.
Em áreas de condomínio, por exemplo, o síndico é o responsável por contratar profissionais para isto e pode responder criminalmente caso a fiscalização não ocorra de acordo com o prazo pedido.
(DOL)
Nenhum comentário:
Postar um comentário