Diego gama divulgações

Total de visualizações de página

sábado, 7 de maio de 2016

VEREADOR ISAAC DIAS QUER FORMAR FRENTE EM DEFESA DA IMPLANTAÇÃO DA UFOPA EM ITAITUBA.

O vereador ISAAC DIAS tem sido  incisivo e incansável lutador em defesa da implantar de um CAMPUS da Universidade do Oeste do Pará - UFOPA  em Itaituba como como pólo universitário da Região do Tapajos.
Para alcançar esse objetivo o vereador tem  feito uma campanha incessante na mídia televisiva, radiofônica jornais impressa e nas redes Sociais, no entanto, a campanha parece que ainda não foi compreendida pela população.
Na Sessão Ordinária da Câmara do dia  26/04/16, o Vereador ISAAC DIAS, usou a tribuna da Câmara no Horário destinado às liderança partidárias para pedir dos seus pares apoio   na aprovação de um requerimento de sua iniciativa propondo a formação de uma frente regional em defesa da implantação da UFOPA na região do Tapajos tendo  Itaituba como o município pólo.
Justificando sua iniciativa e preocupação o Vereador ISAAC DIAS relatou que a UFOPA, foi  criada em 2010 com o objetivo de ter seu CAMPUS em Santarém e CAMPI em todos os municípios do Oeste Paraense  que tivesse população acima de 50 mil habitantes, no entanto, ressaltou o vereador, ate o presente, a UFOPA tem se limitado ao CAPUS de Santarém onde concentra a oferta de trinta e seis cursos.
Por não ter conseguido se instalar em nenhum outro município do Oeste paraense como previsto em sua fundação, a Universidade Federal do  Oeste  do Pará - UFOPA,  hoje é concebida coma Universidade de Santarém, e sua expansão para outros municípios tem sucitado em muitas autoridades políticas de Santarém, a idéia equivocada de prejuízo para aquele município devido a provável migração de cursos que lá são ofertados.
Continuou o vereador ISAAC DIAS afirmando que diante desse senario,  se não houver uma união de todas as forças políticas e da sociedade organizada, o sonho de termos a universidade na região nunca se tornará realidade.
E continuou sua fala  denunciando que apesar da  instalação da universidade em 2010 já trazer a obrigatoriedade de implantação de CAMPI nos municípios que atendecem os critérios,  a previsão hoje e que a implantação da universidade no municipio de Itaituba e região ocorra  a partir de 2020, se não houver providências imediatas.
O Vereador ISAAC DIAS finalizou sua fala apelando pela união de todos os organismos sociais da região Tapajhos, assim como dos  municípios do Consórcio Tapajos para unirem forças em defesa da instalação da UFOPA em Itaituba como pólo universitário regional.
Apesar dos apelos do vereador ter sido constantes e insistentes na tribuna da Câmara, nos jornais, nos programas de entrevista e demais meios de comunicação,  parece que a sociedade ainda não entendeu a importância e necessidade de termos um pólo universitário no nosso município, e enquanto esse não for compreendido e lutar seguir isolada, os filhos de Itaituba continuarão tendo que se deslocar para outros centros para cursar uma faculdade que não seja de licenciatura.
Nessa luta deveríamos estar todos engajados, API, ASFITA, FÓRUM DAS ENTIDADES, ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL E COMERCIAL, SUBSECÇÃO DA OAB DE ITAITUBA, SINTEPP DE ITAITUBA, ASSOCIAÇÃO DE ESTUDANTES, PREFEITURAS E CÂMARAS DE VEREADORES  ASSOCIADAS AO CONSÓRCIO TAPAJOS E A SOCIEDADE REGIONAL.
No centro, vereador Isaac Dias e a Magnifica Reitora da UFOPA professora Doutora Raimundo Monteiro, nas laterais funcionários da UFOPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário