(Foto: Pedro Guerreiro)
Ocupando uma das 5 matrizes exigidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a redação tem um peso grande no desempenho final do estudante.
Nos casos em que o candidato consegue executar um bom texto, atender às competências e habilidades exigidas, é possível alcançar até mil pontos na redação.
Professora de língua portuguesa e redação, Rosana Bastos aponta que, para ter um bom desempenho, o candidato precisa saber estruturar o texto. Apesar da necessidade de apresentar bons referenciais teóricos na dissertação, o aluno também deve apresentar suas próprias ideias ao longo dos parágrafos.
“O chamado ‘índice de autoria’ é quando o aluno demonstra que tem um pouco dele no texto, que pode argumentar diante do que está ao redor dele”, destaca. “Se ele conseguir isso, pode garantir uma nota máxima dentro da argumentação”.
Atento a todas as orientações repassadas pela professora ao longo do ano, o estudante Elias Srur, 23 anos, vem destinando uma preparação especial voltada para a redação.
Para ele, se observadas todas as exigências, a probabilidade de obter um desempenho máximo é maior na redação do que nas outras disciplinas.
“Além das aulas eu faço curso de redação e fico muito atento a discursos e problemáticas levantadas por pensadores, sociólogos e filósofos”, diz, explicando que pretende colocar tais ideias como referência para basear a composição de uma boa redação. Elias pretende cursar medicina, curso que costuma ser um dos mais concorridos nos vestibulares.
(Foto: Pedro Guerreiro)
MÉDIA
Ele reconhece a importância que a redação pode exercer na média final do Enem. “Eu estou me esforçando para tentar gabaritar as competências exigidas porque sei a necessidade de obter uma nota que faça a diferença no Enem”, afirma.
Também concorrendo ao curso de medicina, a estudante Sthefany Souza, 19 anos, conta que tem concentrado a preparação na parte prática, agora que restam poucos dias para a prova.
“Eu faço pelo menos duas redações por semana. Agora é o momento de focar mais na prática e menos na teoria”. Para que, assim como Elias e Sthefany, os demais candidatos ao Enem possam se preparar para o momento da elaboração da redação, a professora Rosana Bastos dá 7 orientações.
Confira:
(Cintia Magno/Diário do Pará)
Nenhum comentário:
Postar um comentário