Diego gama divulgações

Total de visualizações de página

sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

2016 TERÁ UM SEGUNDO A MAIS


(Foto: Reprodução )

Acha que 2016 está durando muito? Pois saiba que o tempo que está acabando terá um tempo extra. É que para para compensar o tempo perdido com a desaceleração da Terra ele terá um segundo a mais, dizem os cronometristas.

Países que usam o Tempo Universal Coordenado (UTC), como várias nações da África Ocidental, Grã-Bretanha, Irlanda e Islândia, somarão o segundo intercalar durante a contagem regressiva de meia-noite para 2017 – fazendo com que o minuto final do ano tenha 61 segundos de duração.  Para outros países, o tempo será determinado pelo fuso horário em que vivem, em relação ao UTC.

“Este segundo extra, ou segundo intercalar, torna possível alinhar o tempo astronômico, que é irregular e determinado pela rotação da Terra, com o UTC, que é extremamente estável e é determinado por relógios atômicos desde 1967”, afirmou o Observatório de Paris em um comunicado.

O ajuste é necessário porque a rotação da Terra não é regular. O Observatório explicou que isso é causado por fatores que incluem as forças gravitacionais da Lua sobre a Terra, que dão origem às marés oceânicas.

O resultado é que o tempo astronômico – baseado na duração de um dia na Terra – gradualmente fica fora de sincronia com o tempo atômico – que é medido por cerca de 400 relógios atômicos super precisos espalhados pelo mundo.

(DOL)

Nenhum comentário:

Postar um comentário