O Ministério da Justiça autorizou a atuação da Força Nacional de Segurança Pública no Pará pelo prazo de 15 dias. A autorização está em portaria publicada no Diário Oficial da União de hoje (21).
O pedido para envio dos militares foi feito pelo governo do estado. A atuação da Força Nacional no Pará foi autorizada a partir do dia 18 de setembro, embora a portaria tenha sido publicada na edição de hoje (21) do Diário Oficial.
O texto detalha que a operação terá o apoio logístico dos órgãos de segurança pública do Pará, assim como permissão de acesso aos sistemas de informações e ocorrências da área da segurança pública. Em nota, a Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Segup) destacou que o trabalho será realizado em conjunto com a Polícia Militar do estado, além das companhias destacadas das unidades penitenciárias do município de Santa Izabel, na região metropolitana de Belém.
A Segup informou também que, desde a última terça-feira (19), integrantes da Força Nacional de Segurança Pública apoiam, especificamente, o trabalho da Polícia Militar do Estado no Complexo Penitenciário de Santa Izabel, por conta da instalação dos sistemas de bloqueadores de celular.
Ainda de acordo com o comunicado, a atuação dos militares é focada no controle de acesso à três unidades do Complexo: Polo Penitenciário de Americano, Colônia Industrial “Heleno Fragoso” e no Centro de Recuperação Penitenciário do Pará (CRPP) III, de segurança máxima. No tempo em que estiverem em atuação, trabalharão em conjunto com a PM do Pará e todos os batalhões e companhias destacadas nas unidades penitenciárias de Santa Izabel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário