Diego gama divulgações

Total de visualizações de página

quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Ufopa inscreve para processos seletivos, em Santarém, Óbidos, Oriximiná, Alenquer, Itaituba, Juruti e Monte Alegre

As inscrições para o Processo Seletivo Regular Unificado (PSR) 2018 da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), começaram na ultima segunda feira. O processo é destinado ao provimento de vagas nos cursos de graduação ofertados na sede da instituição (Santarém) e nos demais campi. A instituição também dá início às inscrições para os Processos Seletivos Especiais (PSE) Indígena e Quilombola, com editais específicos, que integram a política de ações afirmativas e de promoção da igualdade étnico-racial da instituição.
Por meio do Processo Seletivo Regular Unificado (PSR 2018), a Ufopa oferta 1.325 vagas, sendo 1.069 de ingresso para os 31 cursos de graduação existentes na sede, em Santarém; e 256 vagas para os oito cursos de graduação ofertados nos campi de Óbidos, Oriximiná, Alenquer, Itaituba, Juruti e Monte Alegre. Do total de vagas, a Ufopa reservou 673 vagas para o sistema de ingresso por cotas sociais, sede (537) e campi (136). Como critério de seleção, será utilizada a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos anos de 2016 ou 2017, considerando o exame de maior nota (redação + áreas temáticas), inclusive para o ingresso pelo sistema de cotas sociais.
Gratuitas, as inscrições serão realizadas no período de 29 de janeiro a 18 de fevereiro de 2018, no site da instituição. O candidato deverá preencher o formulário eletrônico de solicitação de inscrição, seguindo as instruções ali contidas, e prestar informações sobre o seu perfil socioeconômico. No ato de inscrição, o candidato deverá indicar uma opção de curso; e eletivamente, uma segunda opção de curso, dentre os oferecidos no edital.
Acesse o edital e inscreva-se aqui
A homologação da inscrição será realizada após a confirmação, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), de que o candidato tenha realizado o Enem 2016 ou 2017. Estará automaticamente eliminado do processo seletivo o candidato que tenha obtido pontuação inferior a 450 pontos na redação da prova do Enem utilizada no processo; ou pontuação média das quatro áreas temáticas inferior a 400.
A divulgação da primeira chamada deverá ocorrer até o dia 23 de fevereiro, enquanto que a habilitação (entrega da documentação exigida no edital de seleção) está prevista para iniciar-se a partir do dia 5 de março. Os candidatos não selecionados em primeira chamada, e que desejem continuar concorrendo às vagas remanescentes para os cursos ofertados na sede, devem necessariamente manifestar interesse nas chamadas posteriores, quando houver, no site da Ufopa, prestando atenção às datas, horários e locais a serem divulgados em edital complementar. Candidatos que não confirmarem interesse no prazo estipulado perderão automaticamente o direito a concorrer às vagas remanescentes, em chamadas posteriores.
Indígenas e Quilombolas
Também gratuita, a inscrição para o Processo Seletivo Especial Indígena (PSEI) e o Processo Seletivo Especial Quilombola (PSEQ) serão realizados no período de 29 de janeiro a 19 de fevereiro de 2018, exclusivamente no site da Ufopa. Destinado à seleção especial de candidatos indígenas e quilombolas, o PSEI oferta 93 vagas para os cursos de graduação da Ufopa, sendo 61 vagas para Santarém e 32 vagas nos campi fora da sede.
A homologação das inscrições (entrega dos documentos solicitados pelo edital) será realizada no período de 30 de janeiro a 21 de fevereiro de 2018, nos municípios de Santarém, Alenquer, Itaituba, Juruti, Monte Alegre, Óbidos, Oriximiná e Jacareacanga. Os candidatos poderão realizar a prova do PSE Indígena em qualquer um desses municípios, devendo indicar no ato de inscrição o local de realização de prova. A divulgação da lista das inscrições homologadas será feita até o dia 26 de fevereiro, no site da Ufopa.
Confira aqui o edital do Processo Seletivo Especial Indígena 2018.
O PSE Indígena será composto por duas etapas: prova de redação em língua portuguesa, a ser realizada no dia 11 de março de 2018, nos campi da Ufopa e em Jacareacanga; e entrevista, prevista para ocorrer no período de 2 a 10 de abril. Estará automaticamente eliminado do processo seletivo o candidato que obtiver nota inferior a seis na redação ou na entrevista.
Já as provas do PSEQ serão realizadas no dia 11 de março de 2018 nos campi da Ufopa: Santarém, Alenquer, Itaituba, Juruti, Monte Alegre, Óbidos e Oriximiná. No dia da prova, além do cartão de confirmação de inscrição, será obrigatória a apresentação do documento original de identidade, com foto, do candidato. A prova, objetiva e discursiva, será realizada em Língua Portuguesa e valerá dez pontos. Estará automaticamente eliminado da seleção o candidato que obtiver nota inferior a seis pontos.
Confira aqui o edital do Processo Seletivo Especial Quilombola 2018.
De acordo com o edital de seleção, o resultado final do PSEI 2018 deverá ser divulgado no dia 25 de abril de 2018. Os aprovados deverão ficar atentos para o prazo de habilitação: 30 de abril a 2 de maio.
Mais informações sobre os Processos Seletivos da Ufopa na Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proen), situada no Campus de Santarém, Unidade Amazônia, na Avenida Mendonça Furtado, nº 2946, sala 409, bairro de Fátima; pelo telefone (93) 2101-6519; ou pelo e-mail: de.proen@ufopa.edu.br.
(Com informações da Ufopa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário