No final da tarde desta segunda feira, 29 de outubro, várias viaturas das Força Nacional chegaram ao município de Itaituba no sudoeste do Pará como já era previsto. Na manhã desta terça feira, 30, os militares se reuniram com agentes do ICMbio e militares do exército no auditório do 53BIS.
Após a Policia Militar do Pará suspender o apoio ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), alegando insegurança aos militares, o Ministério do Meio Ambiente solicitou ao governo federal apoio da Força Nacional.
Uma portaria publicada na ultima quinta-feira (25) no Diário Oficial da União garante o envio de equipes da Força Nacional de Segurança Pública (Força Nacional) em apoio ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
O pedido partiu do ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte, após ataques a equipes de fiscalização do ICMBio que atuavam em uma operação contra o desmatamento na Floresta Nacional de Itaituba 2, no sudoeste do Pará. Segundo o Ministério, a medida vale por seis meses.
O ICMBio chegou a suspender as ações de fiscalização na região até que seja restabelecido o apoio policial para garantir segurança dos agentes de fiscalização. Mas, na versão do Ministério do Meio Ambiente, as operações da equipes continuaram.
Tudo isso foi devido uma operação realizada pelo ICMbio no distrito de Caracol, município de Trairão, no sudoeste do estado, os agentes encontraram uma área que estava sendo retirado madeira e palmito, eles foram ao local e queimaram um caminhão com madeira e um trator. Revoltados os moradores da região atearam fogo uma ponte e colocaram uma tora de madeira em outra para impedir o retorno dos agentes.
Fonte: Junior Ribeiro e G1-Pará
Nenhum comentário:
Postar um comentário