Na manhã desta quinta-feira 28/02/19 foi deflagrada pela Polícia Civil da 15ª RISP - Regional do Tapajós em Itaituba a Operação “Dionísio”.
A operação voltada ao combate ao tráfico ilícito de entorpecentes no Município no período pré- carnaval, buscando alcançar a diminuição de todos os índices de criminalidade, com enfrentamento constante ao crime organizado, seguindo diretrizes do (DG) e do DPI. Sendo que por volta das 06h00min, a Superintendência Regional do Tapajós e unidades vinculadas, 19ª Seccional Urbana de Itaituba, Delegacia da Mulher de Itaituba, ainda equipes de Novo Progresso, Trairão, Rurópolis, Placas, Jacareacanga e Aveiro.
Após investigações desenvolvidas pelas equipes da polícia civil de da 19ª Seccional de Itaituba, voltadas ao combate ao tráfico de drogas, foram representadas por medidas cautelares de busca e apreensão, sendo as mesmas deferidas pelo Poder Judiciário e dessa forma foram empenhados cerca de 36 policiais civis da Regional, onde 08 mandados de busca e apreensão domiciliares foram cumpridos, tendo sido constatadas situações de flagrantes delitos de tráfico de drogas, posse irregular de arma de fogo e de munições e uso pessoal de droga, estando sendo iniciada a confecção dos respectivos procedimentos.
Também nesta manhã uma equipe está em diligência no Centro de Recuperação Regional de Itaituba - CRRI/SUSIPE para dar cumprimento a ordens de prisão preventivas de membros da facção criminosa Comando Vermelho por crime de homicídio ocorrido no interior da casa penal envolvendo briga pelo controle do comércio de drogas no Município.
A Operação contou com 36 (trinta e seis) policias civis da Regional do Tapajós e foram utilizadas 09 (nove) viaturas.
Um valor considerável foi roubado da carteira de uma das vítimas enquanto estava desmaiada; ele oferece recompensa para quem repassar informações.
Três pessoas se envolveram em um acidente de moto na 34ª rua, na rotatória da rodovia, na madrugada do último domingo (24). Segundo uma das vítimas, Carlos, de 30 anos, cerca de R$ 1.800,00, que estavam em sua carteira, foram roubados após o acidente, enquanto estavam desmaiados.
Carlos disse que só percebeu a falta do valor quando acordou, na manhã de domingo, no Hospital Municipal da cidade.
Segundo ele, o dinheiro seria muito útil neste momento difícil, pois ele e o irmão estão impossibilitados de trabalhar.
Uma moça lesionou a coluna e será transferida para Santarém. Os dois homens só tiveram ferimentos leves.
Está sendo oferecida uma recompensa de R$500,00 para quem tiver qualquer informação a respeito do caso.
Acidente aconteceu na noite desta terça-feira (26); Veículo ficou com a frente destruída.
Um carro modelo strada colidiu de frente com a mureta que vem sendo implantada pela prefeitura no centro da rodovia transamazônica, em Itaituba. O acidente aconteceu por volta das 19h na altura do km 3, em frente a usina de asfalto e deixou o veículo com a frente totalmente destruída.
O condutor do veículo foi identificado como Julio Aguiar Valfredo, de 39 anos, que estava sozinho e apresentava sinais de embriaguez, segundo testemunhas.
Segundo informações apurada, o homem foi socorrido e encaminhado para o Hospital Municipal de Itaituba (HMI), ele sentia muitas dores no peito e, felizmente, não sofreu nenhuma fratura.
“O que salvou ele foi o airbag, que disparou na hora do acidente.” disse uma testemunha
A reclamação dos condutores é pela falta de sinalização no local, como é possível observar nas imagens do acidente. Condutores desatentos ou embriagados estão propensos a se envolverem em acidentes que podem, inclusive, resultar em uma fatalidade no caso de condutores de motocicletas.
Na manhã desta terça-feira 26/02/19 militares do Grupo Tático Operacional (GTO) estiveram dando apoio aos agentes prisionais do Centro de Recuperação Regional de Itaituba (CRRI) em uma revista no local.
A referida revista foi motivada por um princípio de motim que ocorreu na noite de segunda-feira 25/06/19, mas que foi contido. A Revista teve início às 8 horas da manhã, e foi realizada nas celas do (Bloco B) do referido Centro, sendo também executado a manutenção na cela que havia sido danificada por alguns detentos. A revista foi concluída por volta das 11 horas, sem haver resistencia. Nas celas foram encontrados os seguintes materiais que foram apreendidos:
*03 aparelhos celulares*
*04 carregadores*
*01 estoque de eixo de ventilador*
*12 papelotes supostamente maconha*
*02 cachimbos*
*02 bateris extras*
*03 fones de ouvido*
Quatro detentos foram identificados como sendo os mentores do motim, na manhã de hoje eles passaram por exames de corpo de delito no IML, e serão transferidos se possível ainda essa semana para a capital do estado.
Fonte: Junior Ribeiro com informações do 15/BPM e CPR-X.
Na noite desta segunda feira (25) um princípio de Motim no Presídio de Itaituba causou pânico em pessoas que moram próximo à Casa Penal.
Imagem: Júnior Ribeiro
Em entrevista, o capitão da PM Eder Santos ressaltou que o princípio de rebelião iniciou em uma cela, mas o Grupo Tático Operacional teve que conter o total de cinco celas, utilizando-se das forças necessárias para amenizar a situação dentro do Presídio.
Segundo a Polícia Militar, os detentos não apresentaram um motivo aparente ou uma reivindicação para dar início à rebelião. Desta forma, a situação foi controlada sem mais problemas, com apoio do Grupamento Tático Operacional e Motopatrulhamento da PM, uma vez que foi um tumulto isolado.
Os presos, nesse tipo de ação, se armam de lanças, pedras e de coisas que eles conseguem extrair das próprias celas. A Polícia utilizou meios menos letais para conter os detentos, preservando a integridade física tanto dos Policiais e agentes prisionais quanto dos presos.
De acordo com a Polícia Militar, é possível que os detentos tenham jogado água quente nos agentes penitenciários, mas não atearam fogo em colchões, uma vez que eles estariam atentando contra a própria vida. Além do mais, o princípio de motim aconteceu de forma isolada e não no presídio inteiro, ficando mais difícil, desta forma, identificar o que teria causado esse problema dentro da Casa Penal.
Veja o Vídeo da entrevista do Capitão Eder Santos.
Fonte: Kethuly de Almeida Maia - Blogs Jhonny Notícias e Jean da Garapeira
Um homem foi atingido por três tiros neste sábado (23) após fazer uma jovem refém em Santarém, oeste do Pará.
O caso aconteceu no bairro Diamantino. O jovem foi socorrido e levado com vida para o Pronto Socorro Municipal, mas acabou morrendo. De acordo com informações da polícia, o jovem era acusado de estar com uma arma de fogo roubada de um policial de Itaituba. A polícia cumpria o mandado de prisão com apoio da Polícia Militar quando o homem se recusou a se entregar, fazendo uma jovem refém com uma faca no pescoço.
Ainda segundo a polícia, várias tentativas de negociação foram feitas para que o homem se entregasse, sendo desobedecidas. A polícia então efetuou um disparo na perna, e em seguida mais dois na região do tórax.
A equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada para prestar os atendimentos ao homem que chegou a ser levado com vida, mas acabou morrendo no Hospital Municipal Alberto Tolentino Sotelo.
Crime foi registrado em via pública no bairro Bela Vista.
Na madrugada deste domingo (24), por volta das 2h, um homem, não identificado, foi morto a tiros enquanto trafegava em sua moto na décima terceira rua esquina com Travessa João Pessoa, em Itaituba.
As informações são poucas. O corpo de bombeiros foi acionado e esteve no local, mas a vítima já foi encontrada sem vida. A Polícia Militar esteve no local, mas a motivação do crime ainda é desconhecida.
Fonte: Kethuly de Almeida – Blogs Jhonny Notícias e Jean da Garapeira
O acidente aconteceu na noite deste sábado (23) na Avenida Marechal Rondon, próximo à construção do Hospital Regional.
De acordo com informações, um taxista embriagado causou o acidente. O taxista seguia sentido centro quando colidiu contra um veículo Fiat Idea de propriedade de um Policial Militar.
Com o impacto, o veículo vermelho atingiu outro carro que estava mais a frente.
Agentes do DETRAN estiveram no local do acidente, onde foi aplicado o teste de bafômetro ao taxista, constatando embriaguez ao volante. O taxista foi preso em flagrante.
Na noite deste domingo (24) a Polícia Militar efetuou a prisão de um indivíduo acusado de assalto na 24a rua do Bairro Bom Remédio, por trás da Escola Gonzaga Barros, em Itaituba-Pará.
A vítima percebeu que a arma era de brinquedo e com a ajuda de populares conseguiu imobilizar Josué até a chegada da Polícia.
Josué Silva, 18 anos, foi preso em flagrante. Com ele a Polícia encontrou um simulacro e um aparelho celular, além de uma bicicleta a qual era utilizada para a prática de assalto.
A vítima e o acusado foram conduzidos para a 19° Seccional de Polícia Civil para os devidos procedimentos. Josué ficará à disposição da Justiça.
Fonte/Imagens: Kethuly de Almeida Maia - Blogs Jhonny Notícias e Jean da Garapeira.
Um projétil atravessou a cabeça da vítima, que deve ter alta em breve.(Foto:Ilustrativa)
Um homem de 25 anos foi atingido por um tiro na cabeça na noite desta quinta-feira (21) no bairro Nego do Bento em Novo Progresso.
A vítima A.G.M.C de 25 anos foi atendido na emergência do Hospital Municipal onde foi constatada que a bala atravessou a cabeça, segundo hospital ele não corre risco de morte, esta sob observação médica.
De acordo com a Informação repassada ao JORNAL FOLHA DO PROGRESSO, o homem estava jantando dentro de sua residência no Bairro Nego do Bento, quando alguém bateu na porta chamou por ele, quando foi atender recebeu o disparo de arma de fogo.
De acordo com o hospital, a bala afetou a parte subcutânea da pele e não atingiram nenhum osso nem o cérebro, ele teve muita sorte”, completa.
Na data de hoje (22/02/2019) a Justiça decretou a prisão preventiva do acusado de ter matado um homem a facadas num galpão as proximidades da BR 230. Contudo ainda não foi identificada a identidade da vítima. Sabe se apenas que era um andarilho e que estava apenas há 3 dias na cidade de Rurópolis na companhia do autor do crime, de uma mulher conhecida por Sara e de um outro homem, todos já ouvidos em depoimento, mas que não souberam dizer o nome da vítima e a sua procedência.
Imagem Explícita, para ajudar a localizar os familiares.
Embora a polícia tenha feito uma varredura no local do crime, inclusive achando a faca de açougueiro que ceifou a vida do andarilho, nenhum documento de identificação foi encontrado.
O corpo foi removido para uma funerária local e posteriormente após o atesto da morte por um profissional competente da área da Saúde foi liberado para o sepultamento. A polícia local solicita que quem souber sobre a real identidade da vítima ou puder indicar seus familiares procure a delegacia mais próxima.
Segundo o delegado de Polícia Civil de Rurópolis, o inquérito policial ainda está em andamento, vez que possivelmente outras pessoas serão ouvidas, dentre elas o proprietário do local onde ocorreu o fato e objetos serão periciados.
Fonte/Imagens: Blog Plantão 24horas News com informações da Polícia Civil de Rurópolis.
Na última quinta-feira, 21/02/2019, por volta das 19h00min, policiais civis e militares prenderam em flagrantedelitoWANDERLEY COSTA MENDONÇA, de 37anos, não apresentando no momento documento de identidade, Garimpeiro, sem residência fixa na região.
Vítima
Wanderley é acusado de ter ceifado a vida de um homem sem qualificação, de cor negra, compleição magra, que trajava apenas short, fato este ocorrido por volta de 17h de ontem no interior de um galpão abandonado, situado a BR 230, sendo que o autor teria usado uma faca tipo Peixeira/Açougueiro para desferir golpes na vítima, arma esta que também foi apreendida pelos policiais.
Acusado
Juntamente com ele foram apresentados outros andarilhos, dentre eles uma mulher apelidada de Sara, os quais foram ouvidos como testemunha do caso. Sara disse teria chegado no município há 5 dias e ficou perambulando pelas ruas da cidade quando conheceu três homens, passando a se alojar e fazer suas alimentações num barracão, localizado as margens da BR 230.
Na data de ontem passaram o dia na feira livre ingerindo bebida alcoólica e em certo momento os três homens saíram juntos, retornando apenas dois. Afirma que não viu o momento do crime, mas falou que antes do fato Wanderley teria lhe dado um soco e cortado seus cabelos com uma faca porque estava com ciúmes dela com outros homens, inclusive com a vítima.
Durante o interrogatório Wanderley negou a autoria do crime, porém, acompanhou os policiais civis e militares nas diligências indicando onde estaria a faca utilizada no crime. O objeto foi apreendido e apresentado a Autoridade Policial para as demais providências. Até o presente momento a vítima não foi identificada, apenas visto na cidade de Rurópolis como um andarilho.
Segundo o delegado de Polícia Civil, Dr. Ariosnaldo da Silva Vital Filho, o suspeito foi autuado em flagrante delito por crime de homicídio qualificado por motivo fútil e se encontra preso a disposição da Justiça.
Fonte/Imagens: Blog Plantão 24horas News com informações da Polícia Civil de Rurópolis.
Marlison Semblano da Silva foi apresentado na 19° Seccional de Polícia Civil, na manhã desta sexta-feira (22/02/2019), suspeito de estelionato.
De acordo com informações, Marlisson se passou por despachante e se ofereceu para ajudar a senhora que estava resolvendo a situação da documentação de uma motocicleta lá no Detran, e acabou recebendo um valor na quantia de R$: 470,00 da Dona Maria Pimentel.
Segundo ela, ele disse que ia no banco fazer o pagamento do boleto e quando apareceu foi com um boleto falso, dizendo que havia pagado no banco.
Desde dai, dona Maria, pensou que estava tudo resolvido, um mês depois, Dona Maria foi fazer a procura do documento, mas o documento não estava no nome dela, daí ela percebeu que foi enganada.
Segundo a vítima continuou no prejuízo e por sorte no dia de hoje, encontrou o suspeito dentro do órgão de trânsito, ela rapidamente acionou a gerência do Detran, o Diretor do órgão Sena, foi quem apresentou o suspeito na Seccional para os procedimentos legais.
Plantão 24horas News com informações do Repórter Marinaldo Silva.
Todos os objetos furtados foram recuperados pela polícia. (foto: Junior Ribeiro)
Dois maiores de idade foram presos e três menores detidos na manhã desta quinta-feira (21)
A Polícia Militar prendeu, na manhã desta quinta-feira (21), Marcos Alves, de 25 anos, Rogério Miranda, de 30, além de três menores, acusados de furtarem objetos em um bar no distrito de Miritituba.
Segundo o proprietário do bar, Fernando Monteiro, conhecido por “Cabeça”, seu estabelecimento esteve em funcionamento até às 03 horas da madrugada. Horas depois, foi acordado com a informação que seu bar havia sido arrombado e foi ao local; confirmando a informação e dando falta de vários objetos, inclusive uma TV.
A Polícia Militar foi acionada e começou as buscas pelos autores do furto. Uma guarnição da PM se posicionou no porto da balsa e viu um menor carregando uma TV; o mesmo foi abordado pelos PMs e, perguntado da origem da TV ele disse que estava vindo de Jacareacanga.
Após a resposta, o menor foi detido, uma vez que, pra chegar de Jacareacanga, não precisa atravessar o rio Tapajós. O menor entregou todos seus comparsas que foram detidos e levados para a Delegacia de Polícia. Todos os produtos furtados foram recuperados.
A Guarnição do 70 pelotão do município do Trairão, foram acionados por populares que informaram que Denilson Amparo de 29 anos de idade, teria agredido sua companheira Ruthe Mendes de 38 anos de idade, com uma paulada na cabeça.
Acusado
O fato aconteceu por volta das 13h:00min, desta quinta-feira (21/02/2019), na residência do casal, a Polícia ao chegar no local constatou a veracidade do caso e prendeu Denilson em flagrante.
Vítima
A Guarnição acionou o socorro, onde os enfermeiros fizeram todos os atendimentos pré-hospitalares no local, depois de atendida foi encaminhada para o pronto socorro Municipal.
O acusado foi conduzido para a delegacia de policia civil do Trairão, para as devidas providências cabíveis, onde irá responder por violência doméstica.
Fonte/Imagem: Weslen Reis - Blog Plantão 24horas News com informações da Polícia Militar do 70 pelotão
Uma operação desencadeada pela Polícia Civil e Militar de Rurópolis resultou na prisão, no início da noite desta terça-feira (19), do nacional EDOVALDO LIMA DE ALMEIDA, vulgo “ALEIJADINHO”, acusado de tráfico de drogas na cidade de Rurópolis.
Segundo a Autoridade Policial, Dr. Ariosnaldo da Silva Vital Filho, foi realizada uma investigação sigilosa de forma integrada entre policiais civis e militares com base em denúncias anônimas de que uma homem portador de necessidades especiais estaria comercializando drogas no município para adultos e até adolescentes. Foi então que o suspeito passou a ser monitorado culminando na sua prisão no início da noite de hoje quando se encontravam reunidos nas proximidades da sua residência algumas pessoas, possíveis consumidores, e durante a campana policial o mesmo foi flagrando comercializando e na revista pessoal foi encontrado escondido na sua cueca cerca de 13 petecas de substância com cheiros e características de ser crack.
Todo o material foi apreendido e submetido a um exame de constatação provisório. Em interrogatório o suspeito negou ter cometido o crime, pois disse ao delegado que apenas tinha escondido na sua cueca porque haviam lhe pedido alegando assim não ser o dono da droga, sendo o material pertencente a um dos usuários que estava no local. Porém, a polícia já tinha informações que cada peteca estaria sendo vendida por R$ 20,00 reais. O delegado autuo o conduzido em flagrante delito por crime de tráfico de drogas.
E segundo a Autoridade Policial do Município, Edovaldo Lima já teria sido preso no final do ano de 2018 por crime de tráfico de drogas e receptação de objetos roubados e estava respondendo processo em liberdade provisória.
Em razão da gravidade do fato, foi decretada a prisão preventiva do acusado.
A Operação Policial Integrada pelas Forças de Segurança Pública do Município contou com a atuação do investigador Francione Bonfim e escrivão Ronivaldo Colares, sob coordenação do delegado Ariosnaldo da Silva Vital Filho e dos policiais militares da 17ª CIPM Rosivaldo Rosa, Frederico Albarado e Rodrigo Danniel, sob a coordenação do Major Joselde Freitas Barbosa, cujo objetivo é o combate ao consumo e ao tráfico de drogas. "Muitas 'bocas de fumo' foram fechadas e os responsáveis foram presos para responder por seus atos na Justiça", ressalta o delegado.
Os trabalhos da Polícia Civil no combate a criminalidade no Município de Rurópolis está sob a supervisão do Superintendente de Polícia Civil do Tapajós Dr., Vicente Gomes.
Fonte: Blog Plantão 24horas News com informações da Polícia Civil de Rurópolis.
Ruvercliveo da Rocha Vieira, também conhecido como pastor Rubens, atua em uma igreja em Castanhal (Foto: Tiago Silva/Castanhal)
Ruvercliveo da Rocha Vieira, também conhecido como pastor Rubens, foi preso na tarde da última terça-feira (19), em Castanhal, no nordeste paraense. Ele é acusado de estupro de vulnerável e importunação sexual contra uma adolescente de 14 anos.
A vítima frequentava a igreja em que o pastor atuava. O religioso também teria praticado atos libidinosos contra a mãe da jovem, segundo a denúncia.
O DOL entrou em contato com a Polícia Civil e aguarda mais detalhes sobre o caso.
Um homem identificado como Manoel de Jesus Pereira da Silva foi detido por policiais militares, na noite desta terça-feira (19), após realizar diversos disparos de espingarda em via pública com o intuito de “matar Satanás”, segundo relato do próprio acusado. O caso ocorreu na cidade de Parauapebas, sudeste paraense.
Segundo informações da Polícia Militar, os PMs foram acionados por vizinhos de Manoel de Jesus, que ficaram assustados com os disparos. Ninguém ficou ferido com os tiros. Na delegacia, Manoel deu relato sobre a motivação para o ato.
“Comprei [a arma] pra minha casa. Pra própria minha casa [sic], pra matar o próprio Satanás [sic], que está querendo existir aqui em Parauapebas. [Quero matar o Satanás] porque ele pertuba muito a vida dos outros”, relatou o detido.
Arisson de Sousa Sá, de 24 anos, chegou a Seccional de Polícia Civil na manhã desta quarta-feira (20) levado pela família. Suspeito teve o mandado de prisão decretado na terça-feira (19).
Arisson Sá chegando na seccional acompanhado de policiais civis — Foto: Polícia Civil de Santarém/Divulgação
O acusado de ter espancado o jovem Davi Amaral, de 18 anos, foi preso na manhã desta quarta-feira (20) em Santarém, no oeste do Pará. Arisson Sá Pedroso, de 24 anos, teve o mandado de prisão expedido pela justiça na terça-feira (19).
Arisson chegou à 16ª Seccional de Polícia Civil de táxi, acompanhado pela mãe Maria de Jesus Sá Pedroso e uma tia. Segundo a mãe, ele decidiu se entregar porque ficou sabendo por meio de um amigo que estava sendo procurado pela polícia e temia por sua integridade física.
"Ele morava em Manaus, trabalhava como padeiro e estava em Santarém há dois meses. Como a empresa está em reforma, ele veio para cá, estava para o interior e também ficava alguns dias na casa da tia. Pra mim, ele disse que é inocente. Mas se ele for culpado, ele tem que ser punido", disse Maria de Jesus.
Arisson presta depoimento da 16ª Seccional de Polícia Civil em Santarém — Foto: Sílvia Vieira/G1
O jovem foi levado para uma sala reservada para ser ouvido pelo titular da Divisão de Homicídios, delegado Dmitri Teles, responsável pelas investigações. A prisão temporária Arisson é de 30 dias e pode ser prorrogada pelo mesmo prazo uma única vez, caso não seja revertida em prisão preventiva.
Segundo o delegado Dmitri Teles, o Arisson foi a terceira pessoa que sentou à mesa de bar com Davi e o advogado que o acompanhava. O jovem ficou cerca de 15 minutos com os dois até que Davi pediu para ele levantar da mesa.
Registro de tiro
A mãe de Arisson contouque na noite de terça-feira estava na frente da casa da irmã, no bairro Santo André, quando um carro se aproximou e um homem fez um disparo de arma de fogo na direção onde ela estava.
"O homem baixou o vidro do carro e perguntou se eu era a 'de a Jesus'. Eu disse que sim e quando eu vi que ele puxou uma arma eu me joguei por cima do muro e ele atirou. Machuquei meu pé na queda. Meu filho nunca me deu trabalho e depois do que aconteceu ontem, ele disse que ia se entregar porque não quer que eu morra".
Cristiane Sá Pedroso, tia de Arisson, disse que foi procurada pelo sobrinho que pediu que ela o acompanhasse até a delegacia. Mas não falou se tem ou não envolvimento com o caso Davi Amaral.
"Ele não me disse nada, mas se tiver sido ele, não acredito que tenha sido por homofobia, porque meu sobrinho não é homofóbico. Eu tenho uma companheira, ele convive com a gente e nunca se incomodou com isso. Também já teve amigos gays. Eu lamento muito pelo que aconteceu com o Davi e me solidarizo com a família dele", declarou Cristiane.
O crime
Davi Silva Amaral, de 18 anos, que era estudante do colégio Rodrigues dos Santos, foi encontrado desacordado na manhã de quinta-feira (14), em um terreno baldio no cruzamento das avenidas São Nicolau e São Paulo, bairro Livramento.
O jovem que foi espancado e teve fraturas na cabeça estava apenas de camisa, despido da cintura para baixo. Familiares suspeitam que ele pode ter sido vítima de homofobia. A hipótese não é descartada pela polícia, que também trabalha com outras linhas de investigação.
Davi foi levado para o Hospital Municipal Alberto Sotelo e passou por cirurgia. O jovem foi encaminhado para a UTI, onde ficou entubado e com sinais vitais estáveis. No domingo (17) a unidade hospitalar confirmou a morte encefálica.
O velório do jovem ocorreu na Catedral de Nossa Senhora da Conceição e o sepultamento no cemitério de Nossa Senhora dos Mártires, na terça-feira.