Diego gama divulgações

Total de visualizações de página

sábado, 28 de outubro de 2017

Garimpeiros se revoltam e tocam fogo na sede do Ibama em Humaitá (AM).

Aconteceu no final da tarde desta sexta-feira (27) uma confusão envolvendo Agentes Federais e garimpeiros no município de Humaitá (AM), localizada a 205 km de Porto Velho (RO) via BR 319, e com a sede do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio/Ibama) naquela localidade sendo destruída por incêndio provocado pelos garimpeiros que ficaram revoltados.

A confusão teve início quando agentes federais foram cumprir mandados de apreensão de balsas da beira do rio Madeira, no porto de Humaitá, onde existe o exercício ilegal de garimpo na região. Com a apreensão, segundo fontes extraoficiais, os agentes tocaram fogo nas balsas, o que causou a revolta dos garimpeiros, que se juntaram e se dirigiram até ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio/Ibama), que fica localizada na Rua Transamazônica.

No local, segundo essas mesma fonte, eles deram início ao sinistro do prédio, que imediamente pegou fogo. No momento as informações vindos daquele município relatam que só houve danos materiais até o momento. Alguns veículos foram incendiados também.

A fumaça negra e alguns pontos de chamas podem ser observados de longe e acabou reunindo muitos moradores que se encaminharam até o entorno do perímetro onde fica a sede.

Um áudio de um suposto garimpeiro ele conta que: “Esse negócio de tocar fogo é comigo mesmo. Nós toquemos fogo nos índios, porque não tocamos no Ibama?”.

A situação é crítica na região. Alguns servidores fugiram com medo logo após o ataque criminoso e já foi solicitada ajuda da Polícia Federal no local.

Fonte: Portal Rondoniense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário