Consumidores da grande Belém alegam não terem recebido conta de luz referente ao mês de abril. As faturas não chegaram pelos correios e, em pelo menos um caso, a conta do mês de março veio zerada e a de abril ainda não chegou: o advogado Mauro Vaz Júnior recebeu a cobrança inusitada e, apesar do susto, diz que ainda não entrou em contato com a empresa – mas classifica a situação como “não agradável e legalmente inaceitável”.
“O Ministério Público deveria ser avisado, um fato como esse com certeza enseja, no mínimo, um termo de ajustamento de conduta”, afirma o advogado.
A reportagem do G1 entrou em contato com a central de atendimento da concessionária de energia Celpa, e recebeu a informação de que o sistema da empresa passou uma migração – com isso as cobranças referentes ao consumo no mês de abril, que seriam feitas em maio, só ocorrerão em junho junto com a fatura do mês corrente.
Oficialmente, a assessoria da empresa disse que mediu o consumo de todos os clientes, mas que a data de leitura do consumo de alguns clientes com unidades consumidoras antigas foi alterada por conta de uma mudança no sistema de atendimento da empresa.
Em nota, a empresa afirmou que nenhum cliente será prejudicado por essa mudança e que as faturas entregues terão a data de vencimento prorrogada automaticamente. A Celpa orienta ainda aos clientes que caso não tenham recebido a sua fatura de energia que procurem os canais de atendimento para ter acesso a segunda via, como o aplicativo, site e a agências de atendimento
Conta em dobro
Para a dona de casa Sebastiana Corrêa, o acumulo de contas é problemático. “Achei estranho a conta não chegar na data, porque nunca atrasa. Já temos dificuldade de pagá-la, porque o valor é alto e agora ainda vai acumular dois valores grandes”, diz.
Além das contas acumuladas, a dona de casa questiona o fato de não ter sido avisada da mudança. “Se não ligo para saber o que aconteceu, nunca ia entender o fato. Sem contar que na central eles não informam a gente direito, quando pedi mais detalhes a atendente começou a ficar grosseira e disse que ia ser assim e pronto”, lembra.
Falta de informação
O publicitário Raffael Regis também diz que não recebeu a conta do mês de abril. “Acho um absurdo a operadora não informar os clientes, não fazer um comunicado online, na tv ou em qualquer outro lugar. Se eu fosse uma pessoa desavisada, ou, como é o caso de muita gente, fizesse pouco caso, no mês que vem eu teria um problema financeiro”, argumenta.
Regis diz ainda que considera a prática de realizar mudanças e não avisar os clientes perigosa. “É uma falha de comunicação terrível. E já estamos quase na segunda quinzena do mês”, pontua.
Aviso
A servidora pública Lívia Consenza, porém, disse que no prédio onde mora, no bairro da Cidade Velha, foi afixado um documento dizendo que o faturamento de abril não seria feito. “O aviso ficou um bom tempo no elevador, depois tiraram. Ele era bem didático, com desenhos e explicava que a Celpa estava modificando o sistema de medição e que, por conta disso, a conta seria aferida com base na média de consumo dos meses anteriores”, diz.
Com base na cobrança por média de consumo, Lívia reclama que passou o mês fora e mesmo assim o valor veio semelhante ao que paga todo mês. “Vou aguardar a próxima conta para contestar, porque como meu vencimento é dia 26, vou ver se não tem diminuição na próxima por conta dos dias do mês passado que estávamos fora”, detalha.
A empresa garantiu ainda que as faturas entregues terão a data de vencimento prorrogada automaticamente e orienta aos clientes que não receberam a fatura a procurar os canais de atendimento para ter acesso a segunda via.
Santarém
Consumidores santarenos também relatam não terem recebido a fatura do mês de Abril, inclusive a casos em que um cliente foi tirar a segunda via pela internet, e quando imprimiu a cobrança tinha o valor zero. A população cobra uma atitude por parte do Pronco, que deve agir para que os consumidores não sejam prejudicados.
Veja, na íntegra, a nota da Celpa:
A Celpa esclarece que houve o faturamento de todos os seus clientes no mês de abril, porém, pontualmente para algumas contas contratos (antiga Unidade Consumidora) a data de leitura e entrega foi alterada para otimizar a rota das equipes em campo. Estas ações ocorrem por conta mudança do sistema de atendimento da empresa, que agora adota o Sistema de Atendimento SAP, a tecnologia de gestão comercial mais utilizada no mundo e que permite integrar todos os serviços da concessionária e garante que os processos sejam realizados com muito mais segurança e agilidade.
A empresa ressalta que nenhum cliente será prejudicado por essa mudança e que as faturas entregues terão a data de vencimento prorrogada automaticamente. A Celpa orienta ainda aos clientes que caso não tenham recebido a sua fatura de energia que procurem os canais de atendimento para ter acesso a segunda via, como o aplicativo, site e a agências de atendimento.
Fonte: G1 Pará
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