Por G1 Santarém, PA
A história narra a prisão de um coveiro, que comete crimes infames contra cadáveres, no cemitério central da cidade
(Foto: Marcelo Loureiro/Arquivo pessoal)
O cineasta santareno Emanoel Loureiro lançará na sexta-feira (27) o curta-metragem “Covato – Desenterre seus segredos”, no Centro de Artesanato e Cultura Cristo Rei, em Santarém, no oeste do Pará. O filme será exibido também no sábado (28) dentro do Terminal Fluvial Turístico, na orla da cidade.
O filme Covato é um drama, inspirado em uma história real, que se passa na década de 70, em Santarém. A história narra a prisão de um coveiro, que comete crimes infames contra cadáveres, no cemitério central da cidade. O curta também exibe o antigo centro histórico santareno, reconstruído digitalmente. E resgata uma coletânea de imagens reais de arquivo, feitas durante a visita do Presidente Ernesto Geisel em agosto de 1977.
“Além de abordar um drama vivenciado pelo personagem principal em sua infância e que o motiva a cometer crimes, o filme também traz uma sátira que lembra a atual conjuntura de corrupção evidenciada em nosso país”, observa o cineasta.
O personagem principal é vivido por Sandro Vidal, que divide o mesmo personagem com Enzo Aguiar, durante a infância; e com Evandro Boa Morte, que faz o papel do coveiro durante a juventude. Já o famoso cantor santareno Ray Brito, dá vida ao delegado, responsável pela prisão do coveiro Antônio das Chagas.
Com um enredo criativo, o cineasta prende a atenção do espectador, emocionando e conquistando públicos, num clima de suspense e ação. Para a conclusão da obra, o cineasta teve que vencer as barreiras da falta de recursos técnicos e financeiros.
"Tive grandes dificuldades na filmagem devido a vários fatores. Dentre eles, o pouco apoio financeiro e operacional. Mas o maior mesmo, foi ser um filme de época, onde carros antigos, roupas, acessórios e objetos de cena tinham que retratar com fidelidade os anos 70. Também foi difícil realizar as gravações no cemitério, uma vez que muitas cenas tiveram que ser feitas várias vezes, pois a câmera travava e desligava sozinha, ou a bateria esvaziava automaticamente, mesmo estando totalmente carregada. Resolvi buscar o auxílio de uma amiga ligada aos assuntos espirituais e aprendi que antes de fazer a filmagem, eu deveria primeiro pedir licença aos que ali habitam. Só depois disso, os fenômenos pararam, e conseguimos concluir as cenas”, destacou o cineasta.
O Cineasta
Santareno, o cineasta e publicitário Emanoel Loureiro é filho dos descendentes de portugueses Raul e Laura Franklin Loureiro, que durante muito tempo foram os responsáveis pelas atrações culturais de Santarém, por meio dos cinemas “Olympia” e “Cinerama”, uma tradição familiar com mais de 80 anos. Atualmente, o cineasta reside na capital paraense.
Diplomado em Cinema pela New York Film Academy, Emanoel Loureiro, já recebeu vários prêmios com suas produções culturais, com destaque para o filme: “Meu Tempo Menino”, a primeira obra cinematográfica genuinamente santarena. Mesmo trabalhando com projetos em Belém, nos Estados Unidos e em Portugal, o cineasta não esquece as raízes e procura desenvolver trabalhos que possam evidenciar Santarém.
Serviço
O que? Lançamento do curta-metragem do cineasta Emanoel Loureiro, “Covato - Desenterre seus Segredos”.
Quando e onde? Sexta-feira (27), às 18h, no Centro de Artesanato e Cultura Cristo Rei. E no sábado (28), às 20h, no TFT - Terminal Turístico Fluvial, na Orla de Santarém
Mais informações: Emanoel Loureiro (93) 99128-8582 e (91) 99108-8582 / Elizangila Dezincourt (Cento de Artesanato Cristo Rei) (93) 99138-3372 (93) 98116-6267